terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Espírito Natalício

Seria inevitável não tocar no assunto. Ainda por cima porque moro ao pé do Colombo e, acreditem, o "espírito natalício" por aqui é doentio! As pessoas parecem formigas, não há uma estrada em que se consiga circular, filas intermináveis para os parques... é de loucos. E quando chove? Uii...Pior só misturando Natal, jogo do Benfica e chuva, isso sim é um verdadeiro festival! Enfim..
.
Agora que já extravasei o meu mau feitio vamos ao que interessa.
A maioria das pessoas que conheço não gosta do Natal..."Ah, porque é uma questão religiosa com a qual não concordo", "Ah, porque é um apelo ao consumismo", "Ah, porque Natal é quando um homem quiser"...
.
Bom, vamos começar pelo princípio. Sim, é uma celebração religiosa relativa ao nascimento de Jesus Cristo, um homem perfeitamente identificado no tempo e no espaço e que parece ter levado uma vida dedicada aos outros. Até aqui tudo bem.
Recebi educação católica, mas não sou praticante, com 24 anos consigo defender-me bem disso (desculpem-me os praticantes).
.
Tenho uma maneira muito própria de lidar com religião ou, como lhe chamo, fé. Acho que o bicho humano tem a necessidade de acreditar nalguma coisa, daí a religião, qualquer que ela seja, que acaba por ser um aproveitamento dos mais espertos sobre os mais vulneráveis. Não sejamos cínicos, desde há muito tempo que é mesmo assim.
Acho que Jesus Cristo nunca pensou que os seus fiéis um dia teriam de pagar a dízima ou teriam de pagar os seus pecados com esmolas à Igreja. Estamos todos muito esquecidos daquilo que foi a vida do JC.
Por isso, para mim, são duas coisas muito distintas: ser católico ou ser cristão. E eu considero-me cristã sob esta perspectiva: se houve um homem, de seu nome JC, que teve uma vida curta, mas exemplar no que toca às suas atitudes para com o próximo, porque não ter em vista alcançar essa forma de estar? Da mesma maneira que admiro profundamente, por exemplo, o meu avô e a sua bondade e também anseio viver assim.
.
Não devia ser tão simples levar a vida?
Honestidade, Humildade, Lealdade, Dedicação e se possível Amor que baste. Não estamos todos para o mesmo?
Enfim...
.
O que quero dizer com esta conversa toda é que o Natal só é distorcido do seu significado se deixarmos.
É uma cerimónia religiosa, é! Mas é para celebrar o nascimento de um gajo porreiraço!
É um consumismo pegado, é! Mas é brutal dar a prenda certa! (Os Reis Magos só deram os presentes ao JC dia 6 de Janeiro...mas vá...)
E se de facto tivermos a oportunidade de juntar a família toda, melhor ainda! É porque é Natal, tudo bem, até podia ser porque é o primeiro dia de Verão, desde que seja para estarmos todos juntos! É ou não é?
(Ééé...a chuva deixa-me assim...)
.
Feliz Natal!

1 comentário:

Lux Lisbon disse...

Pois olhe grande querida na Bélgica eu só recebia os presentes em janeiro, como tão bem apontou! ÈEE!! Olhe tenho de lhe mostrar os meus ténis novos!!!lol
FELIZ NATAL SUA PÊGA!!!!