terça-feira, 27 de novembro de 2007

Século XX - parte II

Cientificamente falando, acho que o nosso Edinho tem razão. Não estamos no Séc.XXI, estamos sim no Séc.XX - parte II. Está tudo estagnado. Não costumo fomentar este lado existencialista bem próprio do ser humano das perguntas e dos porquês, mas de facto ele tem razão. Nasci em 1983 e quando era criança, aliciada pelo cinema, acho que me deve ter passado pela cabeça uma ou duas vezes que faria parte da era do teletransporte, assim como ao Edinho. Mas não. Passados 24 anos parece que estamos muito longe disso..


Agora mais a sério..Não deviamos, por exemplo, ter já a cura para o Cancro ou para a Sida? Só passaram 7 anos, é certo, ainda faltam 93, mas acho que se quebrou aqui uma certa continuidade no progresso.


O Séc. XX foi cheio de emoções. Em 1906 Alberto Santos Dumont conseguiu voar cerca de 60 metros naquele que é considerado o primeiro vôo da História, em 1916 Einstein sustentou a teoria da relatividade, em 1927 é constituída a teoria do Big Bang, em 1928 Alexander Fleming descobre a penicilina, em 1942 fica concluído o projecto da bomba atómica, em 1953 Watson e Crick decifram a estrutura do ADN, em 1954 faz-se o primeiro transplante, em 1960 começa a comercialização da pílula contraceptiva, na década de 1970 começam os estudos sobre alimentos geneticamente modificados, em 1997 Ian Wilmut lidera a experiência da primeira clonagem..desenvolveram-se satélites, fizeram-se viagens ao espaço, inventaram-se jactos supersónicos, lasers, microprocessadores..


E este último capítulo tem muito que se lhe diga; de facto a informática e as novas tecnologias foram A revolução do séc. XX. E daí as queixas do Edinho: onde estão as fotos que podem ser tiradas com um piscar de olhos? ou as filmagens com um dedo? ou a passagem directa de informação através do toque de mãos? Será que é pedir muito a uma espécie que já criou tanto? Será que é sonhar demasiado alto? Ficam os nossos desejos materializados pelo Edinho...


Edinho a filmar um concerto dos The Living Dead Orchestra no lavadouro de Carnide..

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim sim, era giro nascer com Skintooth, Eyecam e Fingercam... seria de facto um modo bem divertido de encher os nossos Braindrives de Terabytes de informação. Um dia quiçá isso será possivel. Mas e depois? O que iriam Bill Gates e amigos procurar, inovar ou desenvolver? Tecnologia Brainless de banda larga? Fica a pergunta no ar. A resposta certa também ninguém a tem, por isso... a ver vamos.

André disse...

Mas tu ainda ouves o que o Ed diz? Creio que as invenções de hj em dia ultrapassam a compreensão do "simples" ser humano, o comum cidadão que vê o seu benfica a jogar. Podemos ainda n ter curas para doenças como referiste, mas as inovações tecnológicas estão a acontecer, ou é preciso relembrar que a nano-tecnologia avança a passos largos? a compreensão do cérebro humano chega a níveis jamais vistos. Temos google Earths, chips minusculos (que te permiter ter um computador que à 20 anos ocupava 2 salas inteiras) robôs cada vez mais "inteligentes" e so on.
Do que tu falas (ou o Edinho) é de BioTecnologia, interagir chips e ser humano ainda está longe de acontecer, portanto ainda vais ter de esperar umas 5 décadas para tirar fotografias com os olhos.. lol.. Mesmo à ED!

Jess disse...

Baby,
Skintooth, Eyecam e Fingercam.. era isso mesmo! ;)

5 décadas??!!? Opah! Tu que tens o conhecimento não dá para apressares isso um bocadinho?.. :)
Ainda gostava de ver isso..lol
Atrofios..já não sabes?? :)