sexta-feira, 30 de novembro de 2007

E hoje?

E depois de um dia de greve geral da função pública, com uma suposta adesão de mais de 80 por cento (dizem os sindicatos); depois do sr. primeiro-ministro ter já "desvalorizado" o impacto da greve (de facto para quem está na Índia não deve ter causado muito transtorno..Tivesse ele sido crente, tipo eu, em ir ao Centro de Saúde logo bem cedinho de manhã, literalmente passear..enfim, é o País que temos! LOL)..
Depois disto..um pouco de Lux?


E amanhã há Festival de Micro Filmes de Lisboa..mas é so amanhã.. Enjoy!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Século XX - parte II

Cientificamente falando, acho que o nosso Edinho tem razão. Não estamos no Séc.XXI, estamos sim no Séc.XX - parte II. Está tudo estagnado. Não costumo fomentar este lado existencialista bem próprio do ser humano das perguntas e dos porquês, mas de facto ele tem razão. Nasci em 1983 e quando era criança, aliciada pelo cinema, acho que me deve ter passado pela cabeça uma ou duas vezes que faria parte da era do teletransporte, assim como ao Edinho. Mas não. Passados 24 anos parece que estamos muito longe disso..


Agora mais a sério..Não deviamos, por exemplo, ter já a cura para o Cancro ou para a Sida? Só passaram 7 anos, é certo, ainda faltam 93, mas acho que se quebrou aqui uma certa continuidade no progresso.


O Séc. XX foi cheio de emoções. Em 1906 Alberto Santos Dumont conseguiu voar cerca de 60 metros naquele que é considerado o primeiro vôo da História, em 1916 Einstein sustentou a teoria da relatividade, em 1927 é constituída a teoria do Big Bang, em 1928 Alexander Fleming descobre a penicilina, em 1942 fica concluído o projecto da bomba atómica, em 1953 Watson e Crick decifram a estrutura do ADN, em 1954 faz-se o primeiro transplante, em 1960 começa a comercialização da pílula contraceptiva, na década de 1970 começam os estudos sobre alimentos geneticamente modificados, em 1997 Ian Wilmut lidera a experiência da primeira clonagem..desenvolveram-se satélites, fizeram-se viagens ao espaço, inventaram-se jactos supersónicos, lasers, microprocessadores..


E este último capítulo tem muito que se lhe diga; de facto a informática e as novas tecnologias foram A revolução do séc. XX. E daí as queixas do Edinho: onde estão as fotos que podem ser tiradas com um piscar de olhos? ou as filmagens com um dedo? ou a passagem directa de informação através do toque de mãos? Será que é pedir muito a uma espécie que já criou tanto? Será que é sonhar demasiado alto? Ficam os nossos desejos materializados pelo Edinho...


Edinho a filmar um concerto dos The Living Dead Orchestra no lavadouro de Carnide..

Arte

Diz a Wikipédia: "A arte (do Latim ars, significando técnica ou habilidade) normalmente é entendida como a actividade ligada a manifestações de ordem estética por parte do ser humano. A definição de arte, no entanto, é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo".

Eu confesso que tenho facilidade na atribuição do conceito.. para mim qualquer bocado de papel amachucado que dê semelhanças a uma flor ou uma simples estrela desenhada numa mão ao género da primária já me toca, "porque é bonito"...sou mariquinhas, vá.

Por isso não quis deixar de partilhar.


Diz que é arte...

domingo, 25 de novembro de 2007

Dou por mim a pensar nas coisas boas da vida... Sol, a lua cheia na minha janela, praia, o céu estrelado, vénus sempre cintilante, o cheiro a húmido do Porto, a minha Lisboa, os sítios altos com vistas esplendorosas, as luzes da noite, o café com leite de manhã, os bolos da minha mãe, o colo da minha mãe, palmiers pequeninos, o Califa e a boa pastelaria portuguesa, a comida portuguesa, a comida indiana, as massas italianas, o cheiro a lavado, as pessoas e aquilo que têm de bom para dar, rir, chorar, "um sorriso dum baby meu", os putos lá de casa que são sempre mais do que só os nossos, bébes, a minha família gigante, a minha bisa matriarca, as minhas pessoas que conservo como parte de mim, banhos de meia hora (just once in a time..), o crepúsculo, comprar a prenda certa na altura certa, viajar, conhecer, aprender, fotografias, música, ver filmes "dum cinema nosso", "O Principezinho", massagens, festinhas na cabeça, recordar, histórias e História, aquecedores, aquele abraço, cor-de-rosa, o Peter Pan, o Bruce Willis, o Sean Connery, a Grace Kelly, comboios, elétricos, os aviões a aterrarem, o pensamento a levantar, sonhar, sonhar muito e sempre...
Olá! Eu sou a Filipa...